O que significa En Dehors no Ballet?
O significado de en dehors no ballet clássico pode ser definido em basicamente, “en dehors” e “en dedans” que são os movimentos rotativos da coxa e não somente a virada dos pés para fora. O en dehors é uma rotação que começa desde a coxa/fêmur, onde rotaciona-se a articulação coxofemoral. No balé, os conceitos de en dehors e de en dedans sustentam a definição de todos os movimentos de giro dos pés, das pernas e do corpo.
Por isso, a preocupação com o en dehor deve ser permanente, cuidadosa e persistente, uma vez que o bailarino dependerá dessa colocação para executar os movimentos e adquirir a estabilidade necessária para que o corpo se equilibre no espaço, principalmente sem o auxílio da barra.
Para tanto, faz-se necessário liberar a articulação do quadril, o que só será possível por meio de um trabalho diário criteriosamente desenvolvido pelo professor e pela auto-observação e consciência do aluno. Cabe aos dois, com muita paciência, cuidado, competência e bom senso, conduzir esse processo de busca para conquistar o nosso querido e tão famoso “En Dehors”!
O processo ficará muito mais ágil, se o aluno associar as aulas de dança a um trabalho de fortalecimento da musculatura responsável pela rotação externa da coxa: a Articulação Femoral ou Articulação Coxofemural. Observe as imagens abaixo:
Articulação do quadril
"Músculo do en dehor"
Significado de En Dehors no Ballet (Para fora)
O conceito de en dehors é muito mais do que um determinante estético, é um fundamento básico sobre o qual se construiu a técnica do balé. O En Dehors anatomicamente falando, trata-se da rotação externa do fêmur na fossa do acetábulo, uma das possibilidades de movimento na articulação femoral, cujo grau de rotação é determinado não apenas pela estrutura óssea de cada indivíduo, mas pelos ligamentos articulares. Geralmente, a possibilidade de abertura em indivíduos normais é de 40 a 50 graus em cada uma das articulações, significando 80 a 100 graus, somando-se os dois lados.
En Dedans Ballet Significado (Para dentro)
Como em tudo na vida existem os opostos, na dança também tem. Se você quer fazer um movimento contrário ao en dehors, isso significa que você se movimentará em en dedans. Basta inverter o conceito acima, que você terá o conceito de en dedans, significando para dentro.
En Dehor e En Dedan no Ballet
Para compreender super bem o que é en dehor e o que é en dedan, precisamos de dedicação e paciência. Estude e faça com calma! A princípio, esses conceitos são estranhos, mas depois de associá-las ao movimento correto, facilita muito o processo de aprendizagem das técnicas em dança, não somente no ballet clássico.
É de extrema importância que o bailarino saiba pelo menos o básico da anatomia ou da organização do corpo humano. Aqui não falo simplesmente de decorar a nomenclatura do sistema esquelético, articulações ou músculos, mas sim e principalmente para compreender quais os limites que o seu próprio corpo pode alcançar durante as aulas de dança, ou seja, pensando em performance de corpo.
Afinal, nós trabalhamos com o corpo e esse é o nosso instrumento de trabalho, portanto é nosso dever cuidá-lo e conhecê-lo muito bem.
Como melhorar o en dehors?
Para melhorar o en dehors é preciso dedicação diária e exercícios específicos para trabalhar essa musculatura. Os exercícios para melhorar o en dehors devem ser feitos diariamente e feitos com muita consciência.
E lembre-se! Aqui na Escola de Dança em Serra Negra os professores sempre dizem que: “Ter facilidade ou dificuldade nessa rotação é uma característica individual de cada bailarino”.
E uma das coisas que vai fazer presente essa diferença entre os corpos vai ser o posicionamento do seu acetábulo, que é basicamente uma cavidade onde se encontra no quadril que se articula com a cabeça do fêmur.
Dependendo de onde o seu se localiza, você pode ter naturalmente mais facilidade ou dificuldade no en dehors. Mas isso não quer dizer que você não possa trabalhar com consciência e melhorar o seu.
Dedique-se e faça o seu melhor!
5 segredos do En Dehor
1 - Posições básicas do ballet
O en dehors também está presente nas Cinco Posições básicas do Ballet Clássico. Essas posições são as mesmas em todos os métodos do ballet e foram criadas por Pierre Beauchamps no reinado de Luis XIV na França.
2 - Estabilidade
No reinado de Luis XIV, o en dehors começou a ser posto em prática na dança clássica na França. Com os figurinos pesados e os sapatos de saltos baixos da época, se movimentar com os pés para fora dava mais estabilidade aos bailarinos e fazia com que eles não tropeçassem na roupa.
3 - Elegância
Além de ser um fator básico para o Ballet Clássico, o En Dehor tem seus inúmeros benefícios, como por exemplo, a elegância do bailarino em cena, o que deixa sua dança cada vez mais leve e graciosa.
4 - Uso do en dehor
O en dehors é o que permite que um dançarino levante a perna elegantemente para o lado, deslocando os quadris ou o tronco. Tente fazer isso sem essa rotação e você verá que quando sua perna atinge a altura da cintura, seus quadris se tornam irregulares e seu alinhamento é perdido.
5 - Eu não tenho en dehor
Ter facilidade ou dificuldade nessa rotação é uma característica individual de cada bailarino. E uma das coisas que vai fazer presente essa diferença entre os corpos vai ser o posicionamento do seu acetábulo, que é basicamente uma cavidade onde se encontra no quadril que se articula com a cabeça do fêmur.
Gostou? Compartilhe esse artigo! >>>>>
Descubra mais sobre Dança:
29 de Abril: Dia Internacional da Dança
O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia 29 de Abril. Essa data tão especial, visa o reconhecimento da arte da Dança, tanto de forma artística quanto educacional. Descubra mais lendo esse artigo!
▷ Os 5 Benefícios do Ballet Adulto
Ainda existem muitos mitos e pré conceitos com relação à iniciar o Ballet Clássico depois dos 20, 30 anos e por aí a frente. A busca pela prática é muito comum por mulheres que sempre sonharam em dançar Balé Clássico. Descubra mais aqui!