Os 7 melhores livros de dança

Nesse artigo você vai descobrir os melhores e mais vendidos livros de dança! Unindo o amor pela leitura ao amor pela Dança, o sentimento fica mais mágico e nos aventuramos pelas histórias, técnicas, dicas, símbolos e muito mais. Descubra quais são eles aqui!
imagem Daiani Fiorire

Professora-Artista: Graduada em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bailarina profissional: Registrada pela Delegacia Regional de Trabalho (DRT)

Tabela de Conteúdos

Gostou? Compartilhe esse artigo!                                >>>>>

Os melhores livros sobre dança

Os melhores livros de dança são aqueles que nos fazem viajar na leitura e também aqueles que nos fazem aprender cada vez mais! Aqui selecionamos 7 livros de dança que são de leitura prática e com simples vocabulário: para amantes da dança, universitários e professores!

Melhores livros de dança

A Dança

Autor: Klauss Vianna (São Paulo: Editora Summus, 2005)

Bailarino, coreógrafo e professor, Klauss Vianna foi pioneiro no estudo do movimento e na conceituação de um trabalho corporal capaz de exprimir o universo interior de dançarinos, atores e pessoas em busca de crescimento. Criador de uma das mais importantes técnicas de educação somática, influenciou a história da dança e do teatro no país. Neste livro, ele apresenta o resultado de um trabalho de observação, experimentação, estudo e reflexão sobre o corpo humano e suas implicações na dança e na vida. É daqueles livros de cabeceira, um volume que temos que ter na prateleira!

O corpo em movimento: o sistema Laban/ Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas

Autora: Ciane Fernandes (São Paulo: Editora Annablume, 2ª edição, 2006)

O Corpo em Movimento Ciane Fernandes

Neste livro completo e de cabeceira para, principalmente, os estudantes de Dança, a autora aborda de forma minuciosa as teorias de movimento do pesquisador, artista plástico e coreógrafo Rudolf Van Laban, desenvolvidas na Alemanha na primeira metade do século XX. O extenso e cuidadoso registro realizado por Ciane Fernandes sobre o Sistema Laban, enriquecido pelas abordagens desenvolvidas por especialistas como Irmgard Bartenieff, Judith Kestenberg, Bonnie Bainbridge Cohen, Peggy Hackney, Warren Lamb e Mary Whitehouse e iluminado por sua pesquisa acadêmica, ela nos fornece uma matéria prima teórica sobre a qual podemos investigar e desenvolver nossos próprios percursos.

A Escuta do Corpo

Autora: Jussara Muller (São Paulo: Editora Summus,2005)

A Escuta do Corpo Jussara Miller

Se você ler “A Dança”, de Klauss Vianna, você deve ler esse livro também, pois são complementares! Jussara Miller apresenta, de forma clara e objetiva, os conceitos que embasam a metodologia dos Viannas. Ela ressalta que ele não foi o único responsável pelo desenvolvimento da pesquisa corporal, acompanhado por Angel (sua esposa), Rainer (seu filho) e tantos outros ‘’Viannas’’ (não necessariamente herdeiros de sangue, mas herdeiros de estudo e convicção). O livro é baseado na dissertação de mestrado em Artes da autora, pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e é o resultado de uma pesquisa de longa data. Vale muito conhecer essa obra!

Fundamentos da Dança Clássica’’ de A.I. Vaganova

Tradução Ana Silva e Silvério (1ª edição. Curitiba: Appris, 2013)

Dança Clássica Vaganova

Agrippina Vaganova desenvolveu um método de ensino do ballet clássico que ficou conhecido como Método Vaganova. Ela se inspirou nos métodos dos professores da Escola Imperial Russa – Imperial Ballet School, mas fundiu também elementos dos métodos francês e italiano. O livro é de fácil compreensão para todos os envolvidos com a dança e sobretudo, com o ballet clássico. Os alunos amam esse livro, pois possui desenhos e uma linguagem de fácil acesso, em nossa Academia de Dança em Serra Negra, nós utilizamos muito! <3 

Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças

Autora: Jussara Miller (São Paulo: Editora Summus, 2012)

Qual o corpo que dança Jussara Miller

Neste livro, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação somática para a construção de um corpo cênico, partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Apresentando com clareza os princípios dos Vianna e seus desdobramentos na cena contemporânea, a autora reflete sobre os diferentes corpos, do adulto, da criança, do ator, do dançarino e do indivíduo comum. Na obra, Jussara Miller revela com sabedoria múltiplas faces da arte da dança.

Anatomia da Dança: Guia ilustrado para o desenvolvimento de flexibilidade, resistência e tônus muscular

Autor: Jacqui Greene Hass (Editora Manole, 2011)

Livro Anatomia da Dança

O livro Anatomia da Dança tem o objetivo de apresentar de maneira clara a relação única entre o desenvolvimento dos músculos e a estética do movimento. Este livro ensina a modificar os exercícios propostos de modo a atingir áreas específicas, aprimorando a flexibilidade e reduzindo a tensão nos músculos. Além disso, mostra ao leitor como personalizar um programa de treinamento tomando por base seu estilo de dança, suas habilidades e metas, bem como suas necessidades individuais. Quer você esteja buscando melhorar seu desempenho, acrescentar novos movimentos ao seu repertório ou minimizar a fadiga, o estresse ou o risco de lesão, Anatomia da dança é seu parceiro ideal.

Outros Contos do Balé

Autora: Inês Bogéa (Sesi Editora, 2012)

Contos do Balé Ines Bogea

Inês Bogéa apresenta neste livro cinco histórias do balé clássico: “A Sílfide”, “O Corsário”, “La Bayàdere”, “O Quebra-Nozes” e “O Pássaro de Fogo”. O livro, antes publicado pela Cosac Naify, acabou de ganhar uma reedição pela Sesi Editora. Singular na publicação é uma parte destinada às várias profissões que a dança envolve como: diretor artístico, ensaiador, produtor, e outras, que ganham explicações didáticas. A autora também relançou “Contos do Balé”, primeira publicação de histórias clássicas, pela mesma editora.

Conheça mais livros de dança

A sapatilha que mudou meu mundo

Ingrid Silva (Globo Livros, 2021)

Ao longo da trajetória, Ingrid venceu obstáculos, sofreu preconceito e narra neste livro toda a sua caminhada até aqui. “A dança conseguiu motivar meu irmão e eu e nos levar a outras áreas que nos fizeram crescer não só como profissionais, mas como seres humanos. […] Este livro não fala apenas sobre balé. Ele relata a minha vida, o que me levou a ser essa mulher que, hoje, não tem dúvidas sobre a sua importância, sobre o seu lugar no mundo. Espero que você possa se redescobrir e se inspirar por meio da minha trajetória.”, conta a bailarina.

Educação Somática e Artes Cênicas: Princípios e Aplicações

Autora: Márcia Strazzacapa (Papirus Editora, 2012)

Essa obra examina o surgimento, a evolução e o desenvolvimento das técnicas corporais de educação somática no estado de São Paulo, a partir de 1950, buscando identificar os processos de aproximação, apropriação, transformação, distorção e invenção inerentes à transmissão de conhecimento no campo das artes corporais. A autora vai além da abordagem histórica: não só apresenta aspectos da vida e da obra de pesquisadores, como analisa as aplicações práticas das técnicas para a preparação corporal de artistas cênicos, como dançarinos, atores e músicos, encontrando similaridades e complementaridades entre as diferentes linhas. Com base na primeira definição de “técnicas corporais”, cunhada por Marcel Mauss, o livro traz o pensamento de Delsarte e Mabel Todd, entre outros, e alcança os fundamentos de várias técnicas de educação somática, além de abordar as ideias de alguns teóricos e práticos brasileiros, como Klauss e Angel Vianna, Maria Duschenes e José Antonio Lima.

Noverre: Cartas sobre a Dança

Mariana Monteiro (1º versão de 1760)

Considerado “decorativo” até meados do século XVIII, o balé adquiriu, a partir desta época, o status de arte independente. E isso se deve muito ao trabalho de Jean-Georges Noverre. Lançada em Lyon e em Stuttgart (quase que simultaneamente), a primeira edição de 1760, chamava-se Lettres sur la Danse et sur les ballets e trazia as observações teóricas de Noverre sobre os rumos do balé. A partir desta primeira edição, a autora Marianna Monteiro traduz, em um só volume, as quinze cartas de Noverre e faz ainda uma análise crítica sobre as mudanças que o mesmo instaurou na dança, no contexto altamente reformador da França do século XVIII.

Consciência pelo Movimento

Moshe Feldenkrais (Summus Editorial, 1977)

Na Ponta dos Pés

de Ana Botafogo (Editora Globo, 2006)

História da Dança

Paul Bourcier (Editora Martins Fontes, 2001)

Paul Bourcier professor de história da dança na Universidade de Paris mostra nesta obra a evolução da arte da dança desde as primeiras manifestações de que se tem notícia há mais de quinze mil anos até a nossa época com base em documentação rigorosamente controlada.

Gostou? Compartilhe esse artigo!                                >>>>>

Descubra mais sobre o mundo da dança:

contexto histórico dança

História da Dança

A História da Dança nos apresenta um mundo de possibilidades, estando presente em grandes momentos da história. A dança surge através dos movimentos corporais como forma de expressão. Aqui você encontrará a História da Dança: Danças Primitivas, Danças Milenares e muito mais. Descubra!

Aprenda mais »

Faça uma aula de dança online gratuita!