Posições dos pés ballet
As 5 posições dos pés no Ballet Clássico são fundamentais para quem deseja aprender a modalidade. O ensino técnico da dança clássica começa pelo conhecimento das posições fundamentais do balé clássico e, basicamente, uma das primeiras coisas que aprendemos nas aulas de ballet são as posição dos pés.
Isso mostra a importância de fazê-las bem feitas. Tudo o que você for fazer daqui para frente vai precisar delas, principalmente quando falamos de Ballet Clássico.
As 5 posições dos pés no ballet e que conhecemos até hoje, foram escolhidas pelo diretor da Academia de Dança de Paris Charles-Louis-Pierre de Beauchamps, antigo mestre de dança do Rei Sol. Em sala de aula nós sempre utilizamos imagens explicativas sobre a posição dos pés. As alunas da Academia de Dança de Serra Negra, dizem que facilita muito o processo de ensino aprendizagem das posições dos pés.
As 5 posições dos pés no Ballet
- Primeira posição
- Segunda posição
- Terceira posição
- Quarta posição
- Quinta posição
É interessante notar que no Ballet Clássico há a 6º posição, ou pés paralelos, mas não contamos como uma posição. São executados em alguns exercícios, de aquecimento e alongamento principalmente. Os dois pés, como o nome diz, devem ficar juntos e paralelos, apontando para a frente. Nas colocações das posições dos pés, os dedos devem estar livres e abertos dentro da sapatilha de meia ponta ou nas sapatilhas de ponta, como se fossem grandes raízes no chão.
Posição dos pés no ballet
1ª posição: Os pés devem estar en dehors, calcanhares se encontrando (se você for iniciante, e não consegue juntar os calcanhares, pode afastá-los um pouco); o arco do pé deve estar para cima (borda externa do pé toda no chão). Esse é o famoso “pé de palhaço”.
2ª posição: Os pés devem ficar mais distanciados e en dehors, calcanhares afastados um do outro; o arco do pé continua para cima e a base do pé firme ao chão.
3ª posição: É a menos utilizada que as outras. Consiste em pés en dehors, calcanhar da perna de base “colado” atrás do calcanhar da perna à frente.
4ª posição: Se assemelha à terceira, mas os pés encontram-se afastados, um mais à frente do outro. Os calcanhares tem que se encontrar em linha, ou então, se você já consegue, a ponta do pé da perna de base faz linha com o calcanhar da perna à frente e vice-versa. A preocupação na quarta posição é para que o pé não fique “torto”, então deve-se mantê-lo bem aberto (isso se deve à colocação da articulação coxofemoral bem en dehors), seguindo o princípio do arco do pé das outras posições.
5ª posição: Mostra-se como uma das mais difíceis juntamente com a quarta, pois deve-se manter os pés junto a rotação externa, en dehors, o mais aberto possível, e as coxas às vezes impedem isto. Nela, a ponta do pé de base fica exatamente atrás do calcanhar do pé da frente, com as coxas bem juntas uma a outra.
Atenção aos detalhes das posição dos pés!
Lembre-se de executar todos os movimentos com muita consciência e concentração. Em frente ao espelho, se auto corrija e se observe, pense e pratique o estudo do seu próprio corpo: o funcionamento das suas articulações, a musculatura que está sendo trabalhada e principalmente atente-se na execução correta do en dehor.
Gostou? Compartilhe esse artigo! >>>>>
Descubra mais sobre a Técnica do Balé Clássico:
▷ Posição dos braços Ballet: Descubra quais são elas!
A posição dos braços Ballet é um requisito básico para quem quer aprender sobre o ballet clássico. Descubra aqui quais são as posições , as diferenças e semelhanças entre os métodos existentes na dança clássica!
▷ En Dehor e En Dedan no Ballet
Basicamente, “en dehors” e “en dedans” são os movimentos rotativos da coxa e não somente a virada dos pés para fora. Você sabia que o en dehors é uma rotação que começa desde a coxa/fêmur? Descubra mais lendo esse artigo!