dança contemporânea: O que é e sua história
o que é dança contemporânea?
Dança Contemporânea: Contemporâneo quer dizer “do mesmo tempo que”. Contemporâneo também é usado num sentido de “atual”, do ”tempo de agora”. A modalidade nasce no segmento da dança moderna e passa a ser desenvolvida em todo o mundo a partir da década de 70, nos Estados Unidos, depois de a dança moderna dar o pontapé inicial na quebra da hegemonia do Balé Clássico.
Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. De difícil análise e sistematização, a dança surge de nossos processos internos, de como nossos músculos se movem, como os ossos se encaixam e como colocamos nossa expressividade e emoção em cena.
Um rico processo de experimentação em dança no qual o bailarino pode partir de técnicas sistematizadas como o ballet clássico, contato-improvisação ou algumas técnicas de danças modernas como José Limón ou Martha Graham, entretanto, o resultado da dança não necessariamente é fiel às técnicas que foram solicitadas.
características da dança contemporânea
O Corpo na Dança contemporânea
O corpo na Dança Contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, incluindo o trabalho da consciencialização do corpo e do movimento, como as técnicas de Alexander, Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna entre outros. Nesse sentido, a dança nos propõe uma investigação de nós mesmos por meio do corpo, nos convida a vasculhar cada detalhe para descobrir movimentos que expressem nossas emoções, dúvidas e pensamentos. Assim, mesmo quem não pretende ser bailarino pode praticar aulas de dança contemporânea como uma forma de autoconhecimento.
Autonomia na dança
O intérprete-bailarino ganha autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos e procedimentos de pesquisa, por exemplo, improvisação, contato improvisação, método Laban, e Body Mind Centering (BMC). Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie as suas composições a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade de uma pesquisa teórica para complemento da prática.
Uma técnica abrangente
A Dança Contemporânea ainda não pode ser definida. Talvez só seja de fato quando houver uma nova proposta artística que a supere. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação. Emerge uma nova noção de corporalidade, buscando um sentido mais experimental, menos estratificado.
Para todos os corpos
Não existe um corpo ideal e sim um corpo multicultural que tem várias referências. O que importa é a transmissão de sentimentos, ideias e conceitos. Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende as estéticas pré-estabelecidas. Dessa maneira, a intenção é trazer movimentos que consigam transmitir sentimentos e questionamentos ao mesmo tempo em que aproximam a dança da vida cotidiana.
Nossa Escola de Dança em Serra Negra acredita nessa forma de dança!
” A Dança Contemporânea traz como marca a investigação gestual e a experimentação, não possuindo técnicas próprias e podendo mesclar outras linguagens das artes, como o teatro e a performance”.
7 características da dança contemporânea
- União de outros elementos artísticos à dança (vídeo, fotografia, artes visuais etc).
- Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento proposto pela dança.
- Não há limitações de movimentos, vestuário ou músicas.
- Valorização da constante experimentação e inovação.
- Valorização da criação coreográfica individual.
- Não existem técnicas predefinidas.
- Valorização das improvisações.
benefícios da dança contemporânea
- Força muscular e flexibilidade.
- Capacidade de improvisação.
- Desenvolve a musicalidade.
- Coordenação motora.
- Consciência corporal.
- Expressividade.
- Criatividade.
Gostou? Compartilhe esse artigo! >>>>>